Como sobreviver aos primeiros dias do bebê

É muito comum hoje em dia que as mamães de primeira viagem tenham uma gravidez saudável, com acompanhamento médico para tudo, dieta com nutricionista, exercícios especiais, livros e mais livros de como cuidar do bebê. É tanta preparação, que quando o bebê realmente nasce, elas descobrem que a vida real é muito mais prática e ágil do que os livros.

Foto: David J. Laporte

Foto: David J. Laporte

Foto: David J. Laporte

Parece óbvio, mas muitas mães esquecem de se preparar para os primeiros dias depois do nascimento do bebê. Quando nada vai sair como planejado e nem mesmo a mais simples rotina será a mesma. Se você se identificou, aqui vai um guia para sobreviver aos primeiros dias com o seu recém-nascido sem perder o bom-humor:

[accordion title=”1. Não se preocupe com as visitas”][/accordion] Um bebê que acabou de chegar atrai muitas visitas. Um monte de parentes e amigos que virão para cheirar, beijar e apertar o seu bebê mesmo antes de você sair da maternidade. Não tem como evitar. Além disso, o apoio da família e amigos faz parte da nuvem cor-de-rosa de amor e alegria que acompanha todo bebê recém-nascido. Aproveite!
Não significa que você vai se preparar para recebê-las com bolo, champanhe ou um almoço de boas-vindas. Não perca seu precioso tempo de descanso ou cuidados com o bebê para entreter visitas como as celebridades fazem. Coloque um robe sobre a camisola, penteie o cabelo e pronto.

[accordion title=”2. Não escreva lembrancinhas à mão”][/accordion] Acredite, você vai estar tão cansada e tão ocupada, que não vale a pena perder tempo escrevendo à mão nos cartões das lembrancinhas. Mande imprimir com antecedência e depois envie as fotos do bebê por e-mail.

[accordion title=”3. Não tente cozinhar refeições elaboradas”][/accordion] Quando os parentes e amigos vierem visitar você e o bebê, provavelmente vão perguntar: “O que eu posso fazer ou trazer para ajudar?” Nem se preocupe em ser educada. Peça mesmo: eu quero comida. Principalmente se for de mãe, avó ou aquela tia que tem uma mão maravilhosa para cozinhar. Se não puder ter esse privilégio, uma boa ideia é cozinhar e congelar refeições prontas e fáceis como sopas, legumes e carnes de panela algumas semanas antes do bebê nascer. Quando seu precioso bebê chegar, vai ser ótimo poder só descongelar, sentar e comer, sem ter que perder tempo cozinhando.

[accordion title=”4. Não se estresse com o aprendizado do bebê”][/accordion] Esqueça toda a paranoia dos livros para cercar o seu bebê de oportunidades de aprendizado de cores, música e afins desde cedo. Você vai ter bastante tempo depois para estimular o seu filho de todas as maneiras, inclusive criar rotinas e horários. Por enquanto, concentre-se em amar e curtir a cria. Com certeza, o que seu bebê mais quer nesse momento é ter o calor e o cheirinho da mãe por perto.

[accordion title=”5. Não use maquiagem”][/accordion] Não perca o seu precioso sono colocando maquiagem para receber visitas. Você não precisa, sabe por quê? Todos vão prestar mais atenção no bebê. E quando olharem para você, vai ser com respeito e admiração por você ter colocado uma criaturinha fofa e cheirosa no mundo.
Relaxe!

[accordion title=”6. Esqueça o seu peso”][/accordion] Pelas mesmas razões dos itens 1 e 5, não se preocupe com o sobrepeso. Afinal, você acabou de ter um bebê e a vida real é bem diferente das celebridades de revista que já saem da maternidade de biquíni. Diminuir o peso definitivamente não é uma prioridade nos dias com um recém-nascido. Depois que você desinchar e amamentar o seu bebê alguns meses, pode até ser.

[accordion title=”7. Não faça faxina”][/accordion] Isso mesmo. Não é hora de você se preocupar em fazer faxina. Se você puder pagar uma diarista para te ajudar a limpar os cantos do banheiro, passar pano no chão e deixar a cozinha limpa nas primeiras semanas com o seu bebê, será um dinheiro muito bem gasto. Se não estiver dentro do orçamento, não perca seu tempo se preocupando se a casa está parecendo bem limpa e arrumada. Afinal, você não está se preocupando com as visitas do item 1, lembra? Manter o básico limpo e arrumado para você e seu bebê já é mais do que suficiente.

[accordion title=”8. Não vá ao mercado”][/accordion] Para que perder tempo se arrumando e aprontando toda a bolsa do bebê para enfrentar horas de trânsito, corredores cheios e filas de supermercado com um bebê recém-nascido? Peça aquelas mesmas visitas amigas para comprar o essencial para você. Ou procure um supermercado que faça entregas em domicílio. Ou faça estoque antes do bebê chegar.

[accordion title=”9. Divida as tarefas”][/accordion] Dizem que os homens só se dão conta mesmo de que são pais, quando pegam o filhote nas mãos pela primeira vez. Por isso, aproveite que o seu companheiro de todas as horas está desnorteado com a paternidade e divida o máximo de tarefas possível. É a hora perfeita para “ensinar” os maridos mais resistentes. No mais, nem todas as dicas se aplicam a todo mundo. Na prática, o que todas essas dicas significam é que você não precisa perder tempo fazendo coisas que você acha que “deveria” estar fazendo. Cortar tarefas e preocupações que parecem essenciais, mas na realidade não são, vai te deixar com muito mais tempo para cuidar de você e do ser mais precioso que existe na sua vida. Além de tentar dormir, claro! :)

[disclaim]Este post é uma contribuição do Cleanipedia ao blog Eu Dona de Casa.[/disclaim]