Descarte de documentos – parte 1

Aqui em casa não é diferente da sua e chega final do ano eu saio fazendo uma limpeza geral nas gavetas tirando tudo quanto é papel para jogar fora.

Ano após ano as gavetas vão ficando abarrotadas de papéis: são contas pagas, comprovantes, extrato do cartão de crédito, carnês de IPTU, condomínio, mensalidade escolar, etc… o problema é o que fazer na hora de descartar os papéis que já não precisam ser mais arquivados?

Jogar no lixo comum não dá. Eu, pelo menos, não confio jogar uma conta de cartão de crédito no lixo, mesmo rasgando em mil pedacinhos.

Se eu morasse numa casa, eu correria pro quintal e faria uma ‘fogueira santa’… mas como eu moro em apartamento, se eu fizer esse tipo de coisa aqui, é bem capaz do próprio prédio virar a tal ‘fogueira santa’. Perigoso demais!

Foi então que enchi uma bacia de água e joguei tudo lá dento. Deixei a mistura repousar de um dia para o outro e quando fui ver, dava para esmigalhar cada pedaço de papel e o melhor de tudo, sem a menor chande de alguém pegar algum tipo de informação contida neles.

Dá uma olhada nisso:

Sem chance de alguém fuçar alguma coisa nessa gororoba aí.

Depois de virar essa massa disforme, retirei o excesso de água, joguei em um saco plástico e foi pro lixo.