Dica de nutrição

O blog ‘Mamães em Rede’ está com uma super ajuda para nós, mamães. O grupo está contando com a ajuda da consultora para assuntos de nutrição infantil Laura Rangel nossa do site Comer Brincando – Alimentação e Nutrição Infantil.

Como a Luisa está ficando seletiva para se alimentar, rapidinho enviei um e-mail para as meninas pedindo ajuda sobre como lidar com esse tipo de comportamento. Afinal, uma criança que comia de tudo e agora não quer comer nada, a gente fica receio, né?!

Esse foi meu pedido de ajuda:
‘Bom, a Luisa acabou de completar 2 anos e começou a ir na escola. Ela sempre comeu bem, mas começou a ficar muito seletiva em relação à alimentação. Ela já não aceitava carne vermelha (frango e peixe ela comia bem) e hoje só quer comer arroz (na hora das refeições)… as vezes tenho que camuflar uns legumes e carne em meio ao arroz e feijão e quando ela percebe o gosto, cospe tudo fora. 
Para tentar compensar isso, faço sucos naturais misturando sempre uma fruta com um legume/folha… mas não sei se isso é suficiente para que ela tenha os nutrientes suficientes para o seu crescimento.
Como posso incentivar minha filha a comer carnes, legumes e verduras?
Marido e eu sempre comemos e falta de exemplo não é… 
Me ajudem?
Obrigada
Raquel”

E essa foi a resposta da Laura:
“Olá Raquel!
Essa fase de seletividade é bem comum nessa idade. E você está no caminho certo. Exemplo é o principal. E depois paciência evitando transferir ansiedade para ela. 
Tente inclui-la no preparo das refeições e deixe os alimentos ao alcance de suas mãozinhas. Se o peso estiver dentro da normalidade tenha tranquilidade que vai passar. Nunca deixe de oferecer os alimentos que ela não quer e também nunca faça trocas (dando iogurte se ela não comer por exemplo).
Aos poucos a alimentação vai se adequando. Evite também beliscar durante o dia e deixe ela chegar no almoço e jantar com um pouco de fome. Um abraço!
Laura” 

Me conforta saber que estou no caminho certo. Vamos fazer uns ajustes aqui e alí para que tudo dê certo no final. Não sou de forçar a Luisa a comer o que não quer… acho isso muito traumático para ela e até para mim. Ofereço os alimentos várias vezes e se ela não aceita, eu tbem não forço. Assim, vou tentando encontrar outras formas para que ela se alimente bem para que possa crescer bem. E se essa seletividade é normal para a idade, acredito que logo voltaremos a ter uma menininha boa de garfo aqui em casa.

E se alguém tiver interesse ou alguma dúvida, entre em contato com a meninas do ‘Mamãe em Rede’ diretamente na fanpage ‘Mamães em Rede’.