Escola à vista

Agora é definitivo. A Luisa vai começar a frequentar a escolinha após o término das férias de julho. Já fizemos a matrícula da pequena, compramos uniforme, estamos trabalhando o psicológico dela em relação a mudança na sua rotina e a Luisa está toda animada.

A escolha da escola é um pesadelo para qualquer pai/mãe… a gente sabe que isso vai acontecer um dia e a gente não quer que o nosso filho vá para um ambiente que não seja o da sua casa, na cia dos pais, irmãos, etc…. mas é a vida e então vamos tentar fazer o melhor, certo?

Para mim, o ponto de partida para a escolha da escola foi a localização. Queria uma escola perto de casa e que também fosse perto da casa da minha sogra. Assim, em qualquer eventualidade, minha sogrinha estará por perto para ajudar. E perto de casa, considerei 3 opções.

Antes de visitar cada unidade, eu conversei com algumas mães aqui do meu prédio para pegar algumas recomendações e ouvi bons comentários de todas as escolas.
Na hora de visitar cada escola, eu não agendei nenhum horário… apareci de sopetão… supresa!!!! Assim, se alguma delas tivesse alguma coisa para mascarar, não ia dar tempo. Todas me receberam muito bem… mas já pude ir percebendo diferença de tratamento em relação a criança de uma escola para outra. Todas tratavam as crianças muito bem, mas em duas escolas eu percebi que, na idade da Luisa, aquele ambiente era apenas um ‘depósito’ de criança. Elas ficavam numa sala com outras crianças, aparentemente brincando e com um adulto supervisionando. Ponto! Não vi nenhuma atividade a ser desenvolvida, as pessoas que me receberam também não fizeram questão de dizer das atividades, dos incentivos e estímulos para a criança, apesar das minhas perguntas.

Claro que em todas elas eu observei várias coisas. Até desenvolvi uma planilha para poder compará-las. É bem simples, mas você pode ter acesso a ela nesse link AQUI. Nela eu coloquei os itens básicos, porém importantes para mim. E nela você pode colocar as anotações que forem convenientes para você.

Outra coisa importante, eu levei a Luisa em todas as escolas. Afinal ela é a parte mais interessada no assunto. Marido me acompanhou também e isso foi essencial para chegarmos a uma conclusão. Todos nós gostamos da escola que visitamos em primeiro lugar. Lá, percebemos que a Luisa não vai ficar simplesmente com outras crianças… ela terá atividades que irá ajudar a se desenvolver. Assim como em casa, ela será estimulada a ler, escovar os dentes… terá atividades de pintura com guache, desenho, brincadeiras ao ar livre, sustentabilidade.
Falando assim, parece ser a escola perfeita. Sei que não é… mas nós três nos sentimos bem naquele ambiente e eu e marido nos sentimos seguros em deixar a Luisa por lá.
Não sabemos se, depois que passar o período de ‘novidade’, a Luisa vai continuar gostando de ir para a escola, mas sei que a minha princesa estará num ambiente legal, onde ela vai poder fazer amigos, brincar e aprender.