Gentileza gera gentileza?

Será?

Eu tenho as minhas dúvidas.

Eu tento ser gentil com as pessoas e tento não fazer com elas o que eu não gostaria que fizessem comigo. Mas tenho visto e presenciado tanta falta de educação por parte das outras pessoas, que tem horas que dá vontade de mandar todo mundo para lugar bem feio, sabe?!

Depois que passei pela gravidez da Luisa, depois que me tornei mãe, depois que vi como é andar com uma criança nos braços/carrinho/no carro os meus cuidados redobraram por conta da minha filha e por conta dos outros também.
Se estou dirigindo aqui no bairro (pois no meio da cidade já é mais complicado ser gentil) e vejo que tem alguém com uma criança esperando para atravessar a rua, eu paro e espero que eles atravessem com segurança.
A mesma gentileza tento exercer quando vejo uma mãe em apuros com sacolas, bolsa, filho, fralda e o mundo nos braços… não me custa ajudar!
No coletivo os lugares reservados para idosos, gestante e tals… eu já nem sento! Já passei pela experiência horrorosa de ter que andar de metrô em pé e grávida porque a pessoa que sentou no banco preferêncial ficou alí com o fone no ouvido e olho fechado fingindo que não era com ela.

Eu sei que a gente não deve fazer as coisas esperando algo em troca, mas se eu sou gentil na rua, eu gostaria que as outras pessoas fossem gentil comigo também.
Quantas vezes quase passaram por cima de mim (junto com a Luisa) porque não tiveram paciência de me esperar atravessar a rua quando o sinal verde abriu?
Quantas vezes no mercado, gente que nem deveria estar na fila do caixa preferencial (que de preferencial não tem nada) não me deixou passar na frente porque estava com barrigão.
Quantas vezes eu tive que parar em um cruzamento onde a preferência era minha, porque o motorista do outro carro não estava nem aí para a sinalização e cruzou a via em alta velocidade?!

E sabe o que é pior, gente? Que a maioria dessa falta de educação veio de outra pessoa do sexo feminino. Sim, os homens são mais compreensivos nessa hora, sabia?
Eles dão passagem para você atravessar, eles deixam você trocar de faixa numa boa, eles te dão a frente na fila do mercado.

Então, mulherada… seja mais educada com as outras mulheres, com as outras pessoas. O perrengue que tô passando hoje, você pode passar no futuro e espero que você não encontre alguém com sua falta de educação pela frente, caso contrário, você tá ferrada!

E fica registrado aqui também a minha indignação geral pela falta de educação de muitas pessoas. Vamos deixar de ser um pouco individualista ser mais atentos às necessidades de todos.