Recém dona de casa

[ Publieditorial ]

Nossas avós foram criadas em uma época na qual a mulher deveria ser dedicada ao lar (ser dona de casa, mãe, esposa e até mesmo governanta). Isso era algo intrínseco na sociedade e era dever do homem trabalhar para manter e sustentar o básico e as regalias da família.

Muita coisa mudou daquela época. O matrimônio continua tendo os mesmos princípios, mas a posição da mulher em relação ao lar mudou (a postura da mulher dona de casa foi praticamente extinta da sociedade ocidental em que vivemos). As mulheres agora são (e querem ser) cada vez mais independentes.

Eis que então, ao se casarem, as novas esposas se deparam com um mundo desconhecido, uma vez que não aprendem mais a lavar, passar, fazer a limpeza e cozinhar como antigamente. De uma hora para a outra, a mulher executiva e independente se depara (e sofre) quando precisa virar, de certa forma, também “dona de casa” após o casamento. Mas não é apenas a mulher que sofre com esta mudança cultural. O homem de hoje em dia já se adaptou a nova realidade e, muitas vezes, ajuda a rotina da casa. Porém, mesmo com a ajuda masculina, é necessário saber sobre limpeza, até mesmo para delegar as tarefas no caso de poder contar com uma faxineira.

Abaixo, listamos as principais “regras” de organização, lembrando que estas são as mais básicas e gerais para situar a nova dona de casa:

– Faça a cama todos os dias;

– Não deixar louça suja acumulada na pia;

– Recolher o lixo dos banheiros e da cozinha todos os dias e colocar para fora;

– Não deixar sapatos, roupas e outros objetos espalhados pela casa. Se pegou um objeto, tenha o cuidado de guarda-lo novamente após a sua utilização… Isso ajuda a ganhar tempo.

– Separe (e identifique) os panos de limpeza que serão utilizados para limpar cada lugar da casa: banheiro, cozinha, etc;

– Na limpeza, concentre-se em um cômodo por vez (ou um ou dois por dia).

Em caso de dificuldades, nada melhor do que dividir as atividades domésticas com alguém, afinal a limpeza e organização da casa pode e deve ser responsabilidade de todos que moram nela. Elaborar uma lista dos afazeres domésticos a serem cumpridos no dia-a-dia e dividi-la com o marido pode ser uma solução para que ninguém se sobrecarregue e tenham mais tempo para outras atividades.

Então, mesmo sem ter muita ‘experiência’ no universo doméstico, é possível ter e manter uma casa limpa e organizada com pequena soluções.