Hidroginástica na gravidez

Uma das coisas que eu quis fazer diferente nessa segunda gestação se trata de exercícios físicos.
Na gravidez da Luisa, eu trabalhava fora… saía cedo de casa, voltava tarde… não sobrava tempo e nem disposição para fazer alguma coisa. Mesmo assim, me alimentava bem e a rotina agitada de trabalho me ajudou a manter a balança equilibrada durante a gravidez.

Comecei a fazer há um mês atrás. Aguardei pacientemente a liberação do meu obstetra, já que tive um sangramento no início da gestação, mas em casos ‘normais’, só é liberado após o terceiro mês de gravidez.
Confesso que meu intuito não é de tentar emagrecer ou algo do tipo. Como agora eu tenho a oportunidade de fazer algum tipo de atividade física, considero que isso pode me ajudar no pós parto, melhorar a circulação sanguínea e a manter a saúde em dia.

Mas, como qualquer exercício físico durante a gravidez, a hidroginástica deve ser realizada com moderação.
No meu caso, a professora também está grávida e fica mais fácil ela direcionar os exercícios corretos para mim (já que eu sou a única aluna barriguda grávida da turma).
[button url=”URL”]É importante ficar atenta à respiração e aos batimentos cardíacos. Estou sempre atenta aos meus limites e sei até onde posso ir para não prejudicar a Laís. Uma vez que meus batimentos cardíacos sobem e minha respiração fica ofegante, isso pode causar a falta de oxigênio para a minha pequena dentro da barriga.[/button] [button url=”URL”]Outra dica importante é evitar fazer os saltinhos (elevando muito o corpo de dentro da água) e a elevação frontal das pernas para não comprimir as veias que dão suporte sanguíneo para o bebê. Nesses casos, a orientação é a elevação lateral das pernas de forma alternada.[/button]

Tomando esses cuidados, aí é só aproveitar!

Posso dizer que as aulas têm me feito muito bem. Além de movimentar o corpo um pouquinho, ainda me divirto com a mulherada, já que a conversa rola solta também.

[accordion title=”Dicas Importantes:”][/accordion] 1. Muitas pessoas utilizam sapatilhas especiais para hidroginástica. Essas sapatilhas tem um sistema anti-derrapante e te ajuda a manter o equilíbrio durante as aulas. Mas você não precisa gastar com esse acessório. Dá para usar meias comuns. Aquela que você usa com tênis, sabe?! As meias fazem o mesmo serviço das sapatilhas.

2. No começo da gravidez a gente consegue usar um maiô comum para fazer as aulas, mas conforme a barriga vai crescendo, nem o tamanho GG vai dar conta. Em lojas de especializadas em esportes, a gente encontra um maiô especial para gestantes, que acomoda muito bem a barriga e tudo o mais que cresce junto com a gravidez (os seios, por exemplo). Bem melhor e bem mais confortável!