Celulite orbitária: você sabe o que é?

Se vc me fizesse essa pergunta há uns dias atrás, eu não saberia te responder.

Acontece que há uma semana a Luisa acordou com febre. Simples assim! Já levantou da cama com 38°C. Dei banho, mediquei e quando passava o efeito do remédio a febre subia de uma vez… chegou a bater 38,5°C.
No dia seguinte, além de ainda estar febril, a Luisa acordou com o olho direito super inchado… parecia que tinha levado um murro na cara. Além de ter reclamado de dor no ouvido e ter coçado o olho direito a noite toda.
Liguei logo para o pediatra dela e ele pediu que a levasse no consultório para que ele pudesse avaliar o caso.

Para minha surpresa, saí do consultório com um pedido de hemograma completo e um de PCR (proteína C-reativa) em caráter de urgência e o pediatra explicou: suspeita de celulite orbitária e é grave se não for tratada logo.

Pronto! Perdi o chão… fiquei de pernas bambas, liguei pro marido para procurar um laboratório que realizasse o exame, cujo resultado saísse no mesmo dia. Depois de muito procurar, conseguimos ir no laboratório de análises clínicas do Hospital Brasil em Santo André (ótimo laboratório… se precisarem de algo com urgência eu recomendo). Demorou 3 horas, mas saiu.

Levamos o resultado de volta para o pediatra e graças a Deus não deu nenhum tipo de alteração grave. Mesmo assim, ele pediu para continuar com a medicação e observar qualquer tipo de alteração ou febre.

A Luisa está bem… se recuperando. É possível perceber uma coloração diferente no olho direito ainda, mas o inchaço diminuiu consideravelmente. A febre também cedeu e temos retorno no pediatra daqui 10 dias.

Mas e aí? O que é essa tal celulite orbitária?
É uma inflamação nos seios da face, que acomete principalmente a área dos olhos que se não tratar pode levar a perda da visão, septcemia (infecção generalizada), evoluir para uma meningite e trombose no seio cavernoso.

As causas da celulite orbitária pode ser de uma sinusite mal curada, bem como uma gripe e até mesmo a eliminação daquela espinha indesejada que foi feita sem a higiene necessária.

O tratamento é basicamente com antibióticos e em alguns casos é necessário a internação da pessoa doente.

Então, mamães… não ignorem nada em relação à saúde dos seus filhos. A gente aqui em casa poderia ter atribuído o olho inchado a uma alergia ou por ela ter coçado o olho a noite toda. Poderíamos ter usado uma solução otológica para o ouvido e parar por aí.
Mas como mãe tem SIM um sexto sentido, resolvi ligar para o pediatra… pois sentia que algo não estava bem. Graças a Deus!

Para saber mais sobre celulite orbitária, você pode ler aqui.

No quadro abaixo, você encontra mais detalhes.