Rotina atividade doméstica

Organizar a casa nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda mais quando há várias pessoas morando na mesma casa e a única que pessoa que limpa, passa, lava, organiza e cozinha é você.

Depois que minha diarista nos deixou (leia aqui parte I e parte II), manter uma rotina de limpeza e organização não tem sido uma tarefa muito agradável, mas na medida do possível a gente vai levando.

Duas coisas me deram uma base para começar a me organizar melhor por aqui.

A primeira foi o FlyLady. Confesso que já tentei implantar o sistema aqui em casa e ele tem dado certo pra muita mulherada, mas seguir o cronograma à risca não deu certo por aqui. O que eu fiz? Absorvi o que eu poderia praticar na minha rotina doméstica e o resto eu deixei pra lá.
Um exemplo: todos os dias tiro 15 minutos para dar uma organizada rápida na casa recolhendo os objetos que estão fora do lugar.
Eu tenho o costume de pegar alguma coisa e colocar de volta se não estou usando mais. Acontece que marido sempre deixa alguma coisa fora de ordem e a Luisa (apesar de ter um instinto organizador) é uma criança que esquece seus brinquedos espalhados pela casa. E como a casa é pequena, um fio de cabelo fora do lugar dá a impressão que o caos se instalou por aqui.

Outra coisa que tem me dado muita ‘ajuda’, é uma tabela (abaixo) com as descrições das atividades do dia.
Tentei seguir à risca nas primeiras semanas, mas cansei e estou adaptando essas tarefas ao meu cotidiano. Estou me referindo a não ficar presa às faxinas domésticas. Se eu consigo fazer tudo o que está programado para aquele dia, ótimo. Se não consigo, tudo bem… fica pra próxima.
Entretanto, tento cumprir as tarefas diárias. Essas não me escapam! Elas ajudam a manter o mínimo de organização.

ROTINA ATIVIDADE DOMÉSTICA

Com esse cronograma fica mais fácil controlar o que já foi feito e o que ainda está por fazer.
Então, todo dia de manhã dou uma olhada nela e conversamos um pouco. Analiso as atividades que estão descritas alí. Se o dia de limpar as janelas é amanhã, mas estou com vontade de fazer isso hoje… então é isso o que vou fazer.
Assim, eu vejo o que quero fazer naquele dia, organizo as tarefas mentalmente e vou realizando conforme consigo fazer. Digo isso, porque a Luisa demanda tempo, atenção e cuidados também.

Mas a mensagem que quero deixar aqui é que organizar uma casa não precisa ser uma tarefa cansativa. Ser uma dona de casa não precisa ser aquela imagem de uma mulher descabelada segurando uma vassoura na mão o dia todo. Não é essa a imagem que eu quero ver no espelho todos os dias.
Acredito que dá sim pra manter a casa dignamente limpa, organizando as atividades do dia e realizando de acordo com as necessidades.

Espero que isso ajude você também a se organizar em relação às rotinas domésticas, mas não se cobrar tanto por isso.

Vamos ser donas de casa, sim… mas vamos viver a vida de dona de casa sem estresse!