‘Golf Ball’ no Ultrassom Obstétrico

Daí que realizando o ultrassom obstétrico com 29 semanas de gestação (aquele em que realizamos o 3D/4D), o médico analisando os batimentos cardíacos da Laís, fluxo sanguíneo e suas cavidades, me vem com essa: ‘olha mãe, tem a presença de uma ‘golf ball’ aqui no ventrículo direito, mas pode ficar tranquila que isso é comum e não é nada de grave, ok?!’

– Pausa –

Querido doutor especialista em ultrassonografia, você aparece um um termo totalmente desconhecido para essa mãe de segunda viagem. Diz que tá no coração. Diz que tá tudo normal. E você acha, na sua santa opinião, que o MEU coração de mãe vai ficar tranquilo sem saber mais sobre o assunto? Se o senhor tivesse visto uma espinha na ponta do nariz do meu bebê, eu teria ficado preocupada.

– Despausa –

Depois de muito perguntar e tentar esclarecer nossas dúvidas (sim, o pai da criança também ficou apreensivo), o médico explicou de que não se tratava de nada maligno… que esse tipo de coisa era comum, considerado um achado normal, não se trata de uma má formação cardíaca e que do mesmo jeito que aparece, pode desaparecer até o final da gravidez sem causar nenhum transtorno para o bebê.

Eis a maledeta!

Eis a maledeta!

Não contente, fomos perguntar para o Dr. Google, já que a consulta como  Dr. Obstetra iria demorar uns dias ainda.

Ficamos menos apreensivos, essa tal ‘golf ball’ é inofensivo mesmo. Estudos preliminares indicou que essa intercorrência estava relacionada com a deficiência cromossômica (ou síndrome de dowm), uma vez que a tal bolinha era identificada em crianças especiais.
Entretanto, um outro estudo comprovou que isso era balela e que a bolinha fantasma também aparecia em bebês sem alterações cromossômicas na mesma proporção.

Mas afinal, o que é essa tal Golf Ball?
O Golf Ball é um pequeno ponto branco no coração que pode ser identificado pelo ultrassom. Isto nada mais é do que uma pequena calcificação no músculo papilar, que prende a válvula cardíaca no músculo, dando sustentação a ela. Na maioria das vezes o Golf Ball é identificado dentro do ventrículo esquerdo. Não é uma malformação cardíaca e não altera a função do coração, portanto não causa problema nenhum para o bebê. Usualmente este ponto branco nada mais é do que um pequeno depósito de cálcio e trata-se de um achado normal.
fonte: fetalmed.net

E na última terça-feira, em nossa consulta com o Dr. Obstetra, ficamos ainda mais tranquilos. Ele nos explicou a situação e nos acalmou (nada melhor do que ouvir do seu médico que está tudo bem, né?!), pois como a Golf Ball foi identificada como um caso isolado, não há fatores de risco com que precisamos nos preocupar.

Então mamães, podemos ficar tranquilas. Se num ultrassom o médico citar a tal bolinha, não se desesperem.