Paranóias sobre a rotina

Em setembro de 2012, eu fiz uma participação no blog da Genis que até então era o blog ´Mamãe de primeira viagem´, falando um pouco sobre rotina (post mencionando a participação do EDC pode ser visto aqui).

Entretanto, a Genis precisou excluir o `Mamãe de primeira viagem´ por motivos pessoais e eu estava recebendo e-mails dos leitores do blog de que tentavam acessar o link, mas não encontravam o conteúdo. Felizmente, a Genis conseguiu recuperar o texto (que foi publicado no Vila Mulher e pode ser acessado aqui), mas gostaria de compartilhar aqui no blog com vcs tbem. Está do jeitinho que foi ao ar, ok!

Será?????


“Organizar uma rotina para a família e principalmente para o bebê é muito importante, não é mesmo? Mas e quando essa organização vira uma paranoia? Na tentativa de acertar sempre, nossa querida Raquel organizou uma rotina mesmo antes de sua filha nascer e quase pirou quando teve que fazer uma viagem internacional e sair dessa rotina… Saiba o que aconteceu… rsrs Abraços, Genis

 

  • Por Raquel do blog Eu, dona de casa!(?)

Quando eu estava grávida, li muitas coisas a respeito de cuidados e como seria a vida com um bebê dentro de casa. A gente fica meio pirada com tanta informação e cheguei a me perguntar se iria dar conta do recado.
A Luisa nasceu, saí chorando da maternidade morrendo de medo, pensando o que seria daquele pequeno ser? Em casa já fiz de um tudo para ir estabelecendo uma rotina para um RN de dois dias (doida eu?). Mamadas a cada duas horas, um banho de manhã e outro a noite, troca de fraldas quando necessário, Adtil às 9h00 para não esquecer, etc… etc… etc…A Luisa cresceu e a ‘pira’ com a rotina cresceu junto… fazia tudo de forma rigorosa para que N-A-D-A saísse do meu controle! As pessoas vinham nos visitar e eu ficava super nervosa com a possibilidade de quebrar a rotina da minha filha. Em viagens eu ficava tensa antes, durante e depois… sim, porque a rotina seria quebrada e seria uma luta voltar à ela. Até que um dia fizemos uma viagem internacional. Pensei: agora descambou de vez! Fora da rotina a Luisa (com 9 meses na ocasião) não vai dormir, não vai comer, não sei como ela vai se comportar… e sabem o que aconteceu?Minha filha se comportou feito uma lady, dormiu bem a noite, fez as sonecas diurnas quando teve que fazer, brincou, se divertiu, mamou quando era pra mamar, comeu fruta quando era pra comer… só não fez comeu as papinhas, porque ela não come quando está fora de casa mesmo. Tudo correu tão bem… tudo foi tão perfeito que fiquei pensando até que ponto a gente te que ficar doida para estabelecer uma rotina para os nossos filhos? Percebi também que eu era a única prejudicada quando as coisas saíam ‘fora do controle’… pois era eu quem ficava irritada. Sim… a rotina para os bebês é importante, pois assim eles se sentem amados e seguros. O que não é legal é você pirar o cabeção com isso.Criar uma rotina para o seu filho é bom para estabelecer limites, mas você tem que ter consciência de que nem todo o dia vai ser igual ao outro e que a rotina pode ser quebrada a qualquer momento… você queira ou não! E que sair do ‘roteiro’ às vezes não é algo ruim! Criar uma rotina para a Luisa desde cedo foi ótimo… e melhor de tudo é que, com o tempo, a Luisa criou a própria rotina dela. Ela tem os horário certos para sonecas, almoço/jantar, banho, hora de dormir e tals… tudo do jeito e por conta dela! Eu não preciso forçar nada!Eu continuo fiscalizando para que tudo ocorra dentro dos padrões normais, mas de um jeito mais flexível.  Então, se vc está lendo esse post e esperando seu primeiro filho (ou se já está com ele nos braços), eu digo a vc que estabelecer uma rotina é bom sim e faz muito bem para a mamãe e para o bebê… mas permita que tudo aconteça de forma espontânea. Não deixe que isso se torne algo forçado para não sobrecarregar você e muito menos ao seu bebê!

OBS.: A Genis continua escrevendo um blog, o ‘Reciclando com a mamãe’, com dicas muito bacanas de leitura, atividades e outros assuntos pertinentes ao universo materno. Vale a pena conferir!