Passaporte para bebê
Férias a vista e estamos querendo fazer uma viagem com a Luisa… tipo, visitar nosso vizinho do lado de cima do globo. Eu e marido já temos passaporte e visto válidos, mas a Luisa não… aí, fomos atrás de tirar o passaporte da nossa lindinha.
Não foi tão difícil quanto eu imaginei. Para isso, basta seguir o procedimento padrão para se tirar um passaporte.
- Preenche o formulário de requisição de passaporte no site da Polícia Federal.
- A Luisa não possui documentos além da certidão de nascimento o qual foi solicitado preencher algumas informações. No caso do CPF, informamos do maridoviski… pois vale a numeração de um dos genitores ou responsável legal.
- Após esse passo, será gerada a GRU para pagamento da taxa e depois de pago e confirmado, vc pode agendar o horário para ir até um dos postos da PF.
- No site da PF tem a relação de todos os documentos necessários para a emissão do passaporte. No caso de crianças menores de 18 anos (oi?) é necessária autorização expressa dos pais. Nesse link vc encontra as informações necessárias bem como o modelo da autorização que deve ser preenchida e assinada pelos genitores. Se os dois (pai e mãe) estiverem presente, não precisa reconhecer a assinatura na autorização. Ah, o bebê precisa estar presente no momento da solicitação, mas não na retirada do passaporte.
- Levar uma foto do bebê (rosto, sem data e em fundo branco) no tamanho 5×7.
Outro detalhe importante é que o passaporte para bebês tem validade menor. Então, se alguém aí pensa em tirar o passaporte para o filho, fique de olho na validade do passaporte para não gastar dinheirinho a toa.
Já estamos com o passaporte da Luisa em mãos. O processo foi super rápido e não tivemos nenhum problema.
Agora vamos correr atrás do visto para ela. Pelo o que eu me informei, não será tão complicado tbém.