Por que passar roupas?

Não é novidade para quem acompanha o blog que das todas as atividades domésticas a que está no último item da lista é passar roupas.

Tenho notado que várias amigas com quem interajo nas redes sociais compartilham desse mesmo desgosto.

Passar roupa é chato… dá dor nas costas… dependendo da peça você passa de um lado, passa do outro e ela não alisa nunca… ou se alisa, vai amarrotar rapidinho dentro da gaveta.
Passar camisa social então… está no topo da lista das piores peças para se passar. Mas aqui no blog eu já dei a dica de como facilitar essa tarefa.

Afinal, passar roupa é mesmo necessário?
Passar as roupas a ferro é importante para aspecto elegante para a roupa, sem contar que a alta temperatura do ferro ajuda a eliminar os microrganismos que ficam na roupa depois do processo de lavagem e secagem… ou seja, um ato de higiene a mais para as suas peças.
Eu morei nos EUA por um tempo e lá eles não tem o costume de passar roupas, mas em compensação tudo passa pela secadora, o que já ajuda a eliminar as impurezas. Depois era só dobrar e guardar.

Passar a roupa também deixa a peça com aquele cheirinho gostoso do amaciante (ou outros produtos de sua preferência) por mais tempo. Isso porque o calor ajuda a fixar o perfume.
Bem mais gostoso deitar na cama e sentir aquele cheirinho de limpeza e frescor vindo dos lençóis, né?!

Aqui em casa não tenho o costume de passar roupas com frequência… as vezes o processo funciona sob demanda, no maior estilo ‘precisou, passou’ – shame on me – mas não deixamos de usar qualquer peça sem antes passar.

Convenhamos que é algo necessário, já que não inventaram uma máquina que lava, seca e passa.
E, amigas donas de casa, demos graças a Deus que hoje não vivemos na época do ferro de passar à brasa.

Imagem daqui.