Supermercado: compras mensais x compras semanais

Cada casa funciona de um jeito, né?
Quando eu trabalhava fora, o ideal para a gente era fazer as compras de supermercado uma vez por mês.
Naquela época (que nem faz tanto tempo assim, hehehe), esse sistema era melhor para nós. A gente não dispunha de muito tempo… trabalhava o dia todo, a semana toda e a última coisa que a gente queria era ficar no mercado.

Depois que parei de trabalhar fora de casa, comecei a me organizar para fazer as compras no mercado a cada quinze dias ou uma vez por semana. Não que o tempo sobrava (ou sobra) por aqui… afinal, convenhamos que trabalho doméstico não acaba nunca… mas percebi que dessa forma seria possível economizar na hora de encher o carrinho.

Para mim, esse modelo tem funcionado bem. Para me ajudar a saber o que está faltando em casa, tenho a ajuda de um APP (como já falei aqui) e sempre que vejo que algo está no fim, já deixo anotado na minha listinha. Assim, não preciso ficar rodando a casa toda a vez de fazer minha lista de compras.

Outra vantagem que vejo em fazer as compras quinzenais ou semanais é que eu posso comprar o que realmente está faltando ou em pouca quantidade… ou seja, os itens de real necessidade e evitando desperdício.
Nas compras mensais, se eu tinha algum produto em quantidade moderada, eu teria que comprar porque sabia que acabaria em algum momento do mês… ou seja, acaba comprando produtos que não atenderiam a nossa ‘sobrevivência’ naquele determinado momento.

Fazer as compras de supermercado quinzenal ou semanal também permite escolher o dia da semana em que geralmente os mercados realizam as tais ofertas imperdíveis. Para quem não tem tempo de sair correndo atrás dos encartes, nesse post aqui eu cito um site em que é possível checar os folhetos de ofertas e assim a gente já sai de casa sabendo o que esperar e ter uma estimativa dos gastos.

Como nas compras quinzenais ou semanais a quantidade de produtos a ser comprada não é tão grande, eu acredito que você “vê” melhor para onde o seu dinheiro está indo, justamente porque só se compra o que realmente necessita. E indo ao supermercado toda semana, você também vê a variação de preços dos produtos. A gente percebe que de centavo em centavo, os preços vão aumentando e você pode optar por escolher itens de outras marcas e que sejam mais baratas.

Uma dica importante, tanto para as compras mensais ou semanais, é ir ao mercado com uma listinha do que precisa comprar. Ir fazer compras sem uma lista é furada. A gente nunca lembra de tudo o que precisa comprar, sem contar que compramos coisas além da conta. O mesmo acontece quando se vai ao mercado com fome. A gente sente vontade de comprar o mercado todo e isso não é legal =)

Quer mais uma vantagem das compras semanais?
Temos sempre disponível alimentos frescos.

Mas pessoal… o EDC adverte: esse é o modelo de compras que melhor se adaptou ao nosso estilo de vida. Claro que você deve levar em conta os seus horários e compromissos. Fazer compras semanais requer tempo e disposição, pois você terá que ir ao mercado com maior frequência e nem todo mundo tem esse ânimo.

Analise o que é melhor para você e seu bolso.