Trombofilia: vc sabe o que é?

Gagotas, vcs se lembram quando eu disse que precisei parar de tomar o anti-nenem nesse post aqui?

TROMBOFILIAEntão, esse ‘cuidado’ a mais é pq minha família tem histórico de trombofilia. Vc já ouviu falar? Bom, ela pode ser hereditária ou adquirida. No meu caso isso é hereditário, já que essa herança vem se perpetuando há anos na família da minha mãe. Resumindo, trombofilia é uma alteração na coagulação sanguinea que resulta em maior risco para a trombose; ela pode se caracterizar pela ausência ou anormalidade funcional de qualquer proteína crítica no processo de coagulação natural do sangue.

O que mais me deixou receosa é que esse distúrbio (digamos assim), dependendo do caso, pode interferir numa gestação saudável, podendo causar aborto, óbito fetal, pré-eclampsia, etc…

Graças a Deus, após ter ficado com o estoque de sangue corporal abaixo do normal depois de centenas de exames, descobri que não tenho a mutação gênica, o Fator V de Leinden (que é o fator de maior risco para trombose venosa) e outros exames de proteínas e coagulação deram normais; masssss, devido ao histórico familiar, todo cuidado é pouco. Assim, a médica hematologista proibiu o uso de anti-nenem ou qualquer tipo de terapia hormonal, fumo (essa é fácil, já naum fumava mesmo), alimentação saudável (tô tentando) e exercícios físicos (ai Jesus, eu chego lá!).

É isso aí, gente! Espero ter ajudado um pouquinho sobre esse assunto.

Fonte:

http://www.barini.med.br/2006/adm/arqperguntas/arqper_20061610_122048.PDF

http://genoma.ib.usp.br/aconselhamento/condicoes-trombofilia_hereditaria.php