Desfralde – o desencanto

Posso falar que o desfralde ainda rola por aqui?
E que agora houve um desencanto. Nossa menina desencantou! Agora faz xixi e cocô no vaso sanitário.

o/
Agora todas comemoram de novo!

Estamos nesse processo desde o início desse ano. Aos poucos conseguimos fazer com que a Luisa perdesse o medo de usar o vaso. Ela começou fazendo xixi no buraco (ou seja, o ralo do banheiro) e devagar ela foi tendo confiança para se soltar e usar o banheiro de forma correta para fazer o n. 1.

Só que o n. 2 ficou pendente e desde então a gente veio trabalhando isso com ela, sempre incentivando, sempre apoiando. Confesso que até rolou uma certa chantagem. Acabamos dando um jogo de massinhas de modelar para ela quando ela fez n. 2 algumas vezes no vaso, mas ela sempre ficava arredia. Sempre pedia fralda, sempre ficava segurando o ‘produto’.

O caminho para o desencanto foi muita conversa, muito exemplo, muito incentivo, muita festa quando isso acontecia e principalmente muito respeito.

Não acho que a gente tenha que forçar a criança a fazer algo que ela não está preparada.
Quando a Luisa se sentiu segura o suficiente para fazer o n. 2 no vaso, ela foi lá e fez.

E estamos assim há algumas semanas. Ela não segura mais (nem o n.1 e nem o n. 2). Pede para ir ao banheiro… isso quando não vai sozinha mesmo e depois chama para ajudar.

Ela está se sentindo super feliz por ter vencido essa fase e o medo de usar o vaso sanitário. E eu estou muito orgulhosa da minha menina. Ela está crescendo… está ficando independente!

E eu fico feliz por estar incentivando essa independência sem forçá-la a nada.

Agora vamos trabalhar a última parte do processo de desfralde que será o desfralde noturno. Já venho observando a minha menina e percebo que a fralda amanhece cheia, mesmo evitando os líquidos a noite e esvaziando a bexiga antes de dormir.

Vamos aos poucos!

Por hora, o momento é de comemoração, pois o desfralde diurno aconteceu! =)

Aguardem cenas dos próximos capítulos.