Meninas, eu vi… ‘Querido John’

… mas eu li primeiro!

Sei que o livro “Querido John” tá aparecendo faz dias, meses ali no cantinho, mas eu já terminei de ler o dito-cujo faz tempo… devorei o danadinho (no bom sentido) em menos de uma semana… mas é que tava esperando a oportunidade de ver o filme para poder falar a respeito.
O livro é lindo! A história construída com toques de romance na dose certa. Eu chorei, dei risada, fiquei com raiva, me surpreendi, me empolguei, me emocionei… Quando terminei de ler o livro, pensei: ‘nossa, se o livro é legal assim, o filme deve ser bom tbém!’ – bem, não foi bem assim. O filme é totalmente diferente do livro e eu achei que o filme deixou de abordar a questão principal do livro: o que é e como é amar verdadeiramente?
No filme John e Savannah ‘terminam’ juntos, o que não acontece no livro. O livro termina com John observando sua amada; ele triste por estar longe dela, mas contente por vê-la feliz ao lado da família (isso mesmo, Tim não morre no livro)… ou seja, amar às vezes é abdicar da própria felicidade para ver a pessoa que você ama feliz… isso se perde no filme.
Outras diferenças são: no livro Savannah é morena e no filme ela é loira; no livro Tim é irmão do menino problemático, no filme ele é pai do moleque; no livro Tim não mora na mesma cidade em que John nasceu… e por aí vai!
Tá gentch, não vou negar que o filme tem seus encantos.
Acho que já chega, né… já estraguei a alegria de quem ainda não leu o livro e/ou ainda não assistiu ao filme… já sabem tudo o que vão encontrar… hahahahaha, menina má!
Bom, cheguei a seguinte conclusão:
1. Se vc leu o livro, acredito que vai concordar que mudaram muito a história para fazer o filme, mas assim como eu, pode até ser que vc goste do filme (não mais que o livro, of course);
2. Se vc assistiu somente ao filme e achou o máximo, tá na hora de perder a preguiça e ler o livro que vc vai ver que é melhor ainda;
3. Se vc não leu ou não assistiu ao filme, então… PELAMORDEDEUS, hein! Tá na hora de fazer alguma coisa da vida! :-P

SINOPSE

QUERIDO JOHNQuando Savannah Lynn Curtis entra em sua vida, John Tyree sabe que esta pronto para começar de novo. Ele, um jovem rebelde, se alista no exército logo após terminar a escola, sem saber o que faria de sua vida. Então, durante sua licença, ele conhece Savannah, a garota de seus sonhos. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seus deveres militares. Mas ninguém pôde prever que os atentados de 11 de Setembro pudessem mudar o mundo todo. E como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seu país. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, John descobre como o amor pode transformar as pessoas de uma forma que jamais poderia imaginar.