Nova diarista: como contratar?

No início do ano a minha ajudante do lar me abandonou, como todos já sabem.
(você pode ler a saga aqui e aqui).

Daí que fui me virando com as atividades domésticas. Estava certa de que não iria contratar outra pessoa para trabalhar aqui em casa. Minha antiga diarista era de muita confiança e ela vinha de uma indicação sem precedentes. Ela já estava trabalhando há 20 anos na casa da minha sogra. Então, não queria colocar uma pessoa estranha aqui dentro.

Acontece que com o avanço da gravidez, a barriga ficando pesada, os cuidados com a Luisa, marido, etc, fui percebendo que iria precisar sim de uma pessoa para me ajudar nesse período e também depois do nascimento da Laís.

Decidi que iria contratar uma empresa especializada em limpeza residencial. Há muitas no mercado. Ainda acho que é uma ótima opção, porque se houver qualquer problema, não sou eu quem teria que se responsabilizar pela funcionária, faltas ou algo do tipo.
Acontece que esbarrei em algumas burocracias e no fim das contas acabou não dando certo.

Precisei correr atrás de uma diarista ‘convencional’. Pergunta aqui e alí… meu sogro acabou conseguindo o contato de uma pessoa.

Até aí tudo bem… mas como saber uma pessoa é realmente de confiança?

Aqui vou contar algumas dicas e como foi a minha experiência na contratação da nova ajudante do lar.

1. Em primeiro lugar, pegue boas indicações de pessoas que você conhece e sabe que são de confiança. Perguntar por indicações de diarista com gente que você nunca viu na da vida ou com quem você não tem muito contato é furada.

2. Verificar as referências de trabalho. Conversar com outras ‘patroas’ para saber como é o esquema de trabalho da diarista e se é de confiança é muito importante para que você se sinta mais segura na hora de chamar alguém para vir trabalhar dentro da sua casa.

3. Mesmo pegando indicações e referências, para que você se sinta mais segura, você pode (e deve) fazer algumas perguntas para a pessoa que irá trabalhar na sua casa. Por exemplo:
– Idade;
– Estado civil;
– Onde mora e se vai precisar de vale transporte;
– Se gosta de crianças;
– Se gosta de animais de estimação;
– Se tem filhos;
– Se é fumante;
– O valor da faxina e o que está incluso nesse valor (limpar, lavar e passar roupa, cozinhar, etc);
– Dias disponíveis para faxina;
– Tempo de experiência;
– Como executa o trabalho; por onde começa; etc;
– Referências;

E depois de quebrar a cabeça com isso, eu consegui uma nova ajudante.
o/ aí todas comemoram!!!

Ela é gente fina. Muito extrovertida, faz o serviço muito bem.
E apesar de ter rolado uma ‘química’, devo confessar que ainda não me sinto confortável com ela aqui em casa… sei lá! Acho que vai demorar um pouquinho até eu me acostumar a ter outra pessoa me ajudando (nem que seja uma vez por semana) com as coisas aqui em casa.
Vamos ver como nos viramos com o passar do tempo!

E em relação às dicas, espero que tenha gostado das dicas!